Deixe o Google Te Mostrar o Caminho: Ferramentas de Busca, SEO e Marketing de Conteúdo

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Deixe o Google Te Mostrar o Caminho: Ferramentas de Busca, SEO e Marketing de Conteúdo

No marketing digital, a pesquisa por palavras-chave é um passo essencial no planejamento de qualquer negócio. A relevância do conteúdo e sua visibilidade nos motores de busca tem relação direta com como você deve definir os termos e tópicos nas suas plataformas digitais. Afinal, entender de palavras-chave é entender de SEO e marketing de conteúdo.

Aqui na TagBit, fazemos exatamente assim! Sabemos da importância dessa etapa e fazemos dela um ponto de partida da nossa estratégia. Garantimos que o conteúdo que produzimos para nossos clientes esteja sempre alinhado com as expectativas do público. Para facilitar esse processo, utilizamos ferramentas poderosas que ajudam a mapear as melhores palavras-chave e a compreender o comportamento de pesquisa das pessoas. Confira algumas delas:

  • Answer The Public: disponível na versão gratuita e paga, essa ferramenta permite que você escolha um tema ou termo e refine a pesquisa com filtros de país, idioma e plataforma. Ele gera um relatório com perguntas e ideias frequentemente associadas à pesquisa, e os resultados são apresentados nos formatos de roda, lista e tabela. Além disso, oferece uma variedade de mecanismos e relatórios que vão além da busca de palavras-chave.
  • Also Asked: com a premissa de “encontrar as perguntas que as pessoas também fazem”, o Also Asked reúne as pesquisas mais comuns e frequentes do Google relacionadas ao termo ou tema buscado. A ferramenta também oferece filtros de país e idioma, e apresenta os resultados em forma de organograma, com quatro perguntas principais e ramificações. Está disponível tanto na versão gratuita quanto paga.
  • Google Trends: fundamental para quem deseja entender as tendências de busca e palavras-chave do momento. Ele te permite comparar o volume de pesquisas de diferentes termos ao longo do tempo, com variações sazonais, picos de interesse, e claro, as palavras mais buscadas. Essa plataforma possibilita explorar dados geográficos, segmentar a pesquisa por categoria e acompanhar o comportamento atual do público. E o melhor: essa ferramenta é totalmente gratuita. 

Ao utilizar essas plataformas para o planejamento e a produção de conteúdo, é possível se conectar melhor com o seu público alvo e de fato entender as suas necessidades. Compreender o cenário de pesquisas de grandes buscadores como o Google é fundamental para aprimorar e refinar a estratégia de SEO e marketing de conteúdo de um negócio, possibilitando, assim, que ele tenha um site de maior relevância, ranqueie no Google e atinja o público correto, por exemplo. 

Portanto, se você usa marketing de conteúdo e SEO, essas ferramentas não podem deixar de fazer parte do seu cotidiano. E claro, se você precisa de uma ajuda para criar conteúdo a partir dessas buscas, pode contar com a TagBit!