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Transformação Digital e o seu impacto nos modelos de negócio

Transformação Digital e o seu impacto nos modelos de negócio - Lorena Pickert

O coronavírus irá marcar nossas vidas e mostrar que existem outras maneiras de se reinventar, trabalhar, aprender, consumir e se relacionar. Esta é uma grande oportunidade de aprender como a tecnologia por tornar-se nosso aliado de uma vez por todas para superar a crise e levar nossa sociedade adiante, sendo mais conectada e segura para todos. 

O impacto do novo coronavírus requer uma mudança de postura dos modelos de negócio tradicionais imediata. As médias e pequenas empresas que trabalham com público, como bares, shoppings, restaurantes, cinemas e clínicas médicas, por exemplo, começaram a sentir o impacto da pandemia. Isso faz que elas busquem uma nova alternativa para chamar atenção de seu consumidor, com o intuito de amenizar este impacto, em um posicionamento digital. 

Novas estruturas organizacionais

Hoje, estamos diante de um cenário atípico, nunca vivido antes, em que o processo de transformação digital permeia rapidamente as pessoas, em todas as áreas e estas sendo afetadas de alguma forma, seja na comunicação, consumo, trabalhos, estudos e outras diversas outras áreas. Algumas alternativas adotadas com essa mudança foram:

  1. Teletrabalho ou home office: este tipo de trabalho remoto muito utilizado neste momento em que todas pessoas são recomendadas a ficarem em casa, demonstra uma melhor uma reflexão sobre a maneira de trabalhar e avaliar o papel dos líderes junto às suas equipes, a fim de planejar como será o trabalho do futuro. 
  2.  Educação a distância: como muitas escolas e faculdades pararam por tempo indeterminado durante o período de pandemia, o formato digital de dar aulas estão sendo transmitidos totalmente online.
  3. Negócios digitais: o canal online virou o principal canal de consumo na sociedade. O comércio eletrônico evoluiu e amadureceu, ano a ano, graças a tecnologia e a confiança que os consumidores adquiriram, por meio da otimização de processos na cadeia de valor da indústria. 
  4. eBanking e pagamentos online: o banco digital fornece mais serviços que possam facilitar o dia a dia das pessoas, desde abertura de contas e solicitação de crédito, até transferências internacionais, por todo o canal online. Já as carteiras virtuais e serviços de pagamento sem contato serão os mais exigidos para evitar o contágio, como acontece no momento.
  5. Consumo de mídia: a internet consagra o canal preferido para acessar as notícias, conteúdos, comunicação e entretenimento. As marcas voltam cada vez mais a atenção para esses canais e, com eles, o investimento em publicidade digital aumentará ainda mais, pois a maioria das coisas só estão fazendo coisas online para sobreviverem e terem a atenção do público.
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O que é essa tal de Transformação Digital?

Transformação Digital é um processo de adaptação cultural que as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança na estrutura das organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.

O mercado exige cada vez mais uma boa performance digital em todos os tipos de tela, uma vez que o usuário possui comportamento multicanal.Para aplicar a transformação digital em seu trabalho, é necessário ter uma cultura de forte aprendizado e adaptação na empresa. Por meio de uma atualização constante de entendimento do consumidor, pesquisas constantes, rotina de aprendizado e treinamentos, para que seja possível estar capacitado nas últimas tendências.

Quais são os passos da inovação na transformação digital?

A Transformação Digital é caracterizada por três etapas que são processos essenciais para o seu funcionamento, confira cada uma delas a seguir:

O primeiro passa é a Digitalização, que é a transição de informação analógica para uma forma digita. Essa etapa representa o primeiro passo do processo de transição e não exige a necessidade a eliminação por completo do objeto físico. Já o segundo passo é Digitização, a qual envolve mudança estrutural e estratégica profunda do negócio, como abrir mão de toda infra-estrutura física para atuar em uma plataforma online. 

Por fim, o terceiro passo passo é a Transformação Digital, queé a utilização de estratégia digital e estágio de inovação adaptativa que permeia todas as tomadas de decisão da empresa. Sendo na integração de ferramentas digitais tecnológicas, transformação dos processos, digitalização dos documentos, mudança para o processamento de dados na nuvem, que são responsáveis para a evolução do modelo de negócio por meio da sua adequação ao digital.

Quais são os principais elementos da transformação digital?

Para implementar novas tecnologias para promover a transformação digital é necessário que as organizações invistam nos três pilares fundamentais, que são: modelos de negócio, experiência do cliente e processos operacionais. Confira os principais conceitos de cada um desses pilares:

Modelo de negócios 

Com a COVID-19, a Transformação Digital vem crescendo cada vez mais o alcance digital, a forma de conexão com o consumidor e valor agregado do produto, mudam totalmente o modelo de negócios. A comunicação é mais rápida, acesso a informações, acompanhamento do desempenho, automação de atividades e as decisões são tomadas baseada na análise de dados. 

Experiência do cliente

Com a maioria dos negócios mudando para o formato de atendimento online por pessoas ou até mesmo por meio de máquinas para se relacionar com o consumidor. A experiência do cliente em formato online melhora a qualidade dos serviços, faz com que as empresas conheçam melhor o comportamento de seu cliente e saibam como melhorar a experiência de compra do consumidor.

Processo Operacional

Com a transformação digital os processos operacionais ficam cada vez mais automatizados pela digitização de tarefas, acompanhamento do desempenho e interação com os colaboradores. A automatização é representada pelo o uso da robotização, internet das coisas e outras tecnologias, que promovem o rápido compartilhamento de informações, fazendo com que os times possam ser mais produtivos, trabalhar de forma eficiente e rápida.

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As principais novas tecnologias na Transformação Digital

A transformação digital representa em um processo que remete ao futuro, mas já é adotado no presente. Por isso, é necessário sempre ficar de olho nas tendências que levarão sua empresa para esse caminho e permitirá se adaptar às modernas realidades do mercado. Acompanhe abaixo as principais tendências: 

Big Data e Data Driven Marketing

As empresas usam o Big Data para realizar os desejos dos clientes antes que eles peçam. O Big Data faz toda a estratégia de análise de dados para obter melhores informações e ter uma valiosa vantagem competitiva. Já o Data Driven Marketing é o marketing orientado a dados, que analisa as informações coletadas sobre o cliente e para tomada de decisões.

IoT

A IoT é a conexão de coletar e analisar informações em tempo real para criar ações de resposta para oferecer valor real aos clientes e usar os dados para criar experiências personalizadas. Ela representa a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, é uma rede de objetos capaz de reunir e de transmitir dados.

Realidade virtual e aumentada

A Realidade Aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Ela propõe que o consumidor interaja com o produto e o perceba de maneira mais próxima. Já a Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e táteis em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

Inteligência Artificial e Machine Learning

IA é a ciência das máquinas que simulam tarefas humanas, enquanto o machine learning é um método de como as máquinas aprendem com os dados coletados sobre os consumidores, que ajuda as empresas serem mais criativas e personalizadas.Essa tecnologia está sendo muito aplicada também com os chatbots, que é um robô que conversa com as pessoas via chat, que facilita a comunicação e na segmentação de conteúdos em geral.

Business Intelligence

O Business Intelligence é uma estratégia conjunta com Big Data, que mensura os resultados e coleta dados para um melhor desempenho do seu negócio. Assim, permitindo uma análise mais aprofundada dos dados e ajuda a empresa a realizar uma pesquisa competitiva de inteligência de mercado. 

Computação em nuvem

A computação em nuvem tem como objetivo armazenar sites e sistemas com qualquer tipo de conteúdo em servidores, banco de dados e software mais seguros e rápidos. Os principais benefícios da computação na nuvem são acesso mais rápido e flexível a ferramentas colaborativas, de inovação e geração de economia em escala.

Blockchain 

O blockchain é um sistema monetário de registro de informações totalmente descentralizado, criado para funcionar tanto como cliente, quanto servidor, e permite a partilha de dados sem a necessidade de um servidor central. Como o nome Blockchain indica, são blocos de transação segura que carrega um conteúdo junto a uma impressão digital. 

Entre em contato com a TagBit e descubra como podemos ajudar na transformação digital do seu negócio.

Deixe nos comentários mais informações sobre a sua visão para ampliarmos cada vez mais a conversa sobre este tema.

Referências: https://rockcontent.com/blog/transformacao-digital/ – https://www.mjvinnovation.com/pt-br/transformacao-digital/

Sou uma estudante, sonhadora e contadora de histórias focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Atualmente, eu trabalho na Hotmilk como Community Manager, no Observatório de Comunicação Institucional como colunista, como voluntária do Google Business Group no planejamento de eventos para o ecossistema, como voluntária na realizações de eventos da APAE, colaboração de pesquisas científicas e suporte em ações da pastoral universitária da FAE.Nos últimos anos, trabalhei no Distrito na gestão de comunidades inovadoras em que era responsável em aplicar melhorias processuais, planejar e organizar eventos internos e para o ecossistema, enviar email marketing, planejar e executar planos de comunicação interna. Na função de Inbound Marketing Manager na AIESEC, trabalhei como responsável pela construção da marca através de estratégias criativas, relacionamento com startups e grandes empresas, planejamento de eventos para captação de leads.Eu gosto de me envolver em conversas sobre empreendedorismo, inovação, mídias sociais, marketing, comunicação, design, psicologia, geopolítica, desenvolvimento de carreira e diversos outros assuntos. Sempre estou aberta a fazer palestras, eventos e entrevistas.Longe do trabalho, você pode me encontrar lendo, tirando fotos, viajando, ouvindo boas músicas, comendo pipoca ou tomando um chá ou cafezinho. Tem alguma pergunta? Envie um convite para mim no Linkedin ou envie um email para conversarmos ainda mais.

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