Fundada em 2015, a TagBit nasceu para assessorar empresas parceiras em projetos e participar de cada fase do desenvolvimento. Sempre focada no que há de mais moderno em tecnologia no mundo e trazendo estas atualizações para empresas parceiras, criamos a solução ideal para seu negócio. Fazemos seu projeto dos sonhos se tornar realidade.
Contate-nos 41 99241-3224
contato@tagbit,com.br

Instagram

Blog

Home  /  Fala do Expert   /  Guia da criatividade e inovação por meio de Design Thinking

Guia da criatividade e inovação por meio de Design Thinking

Guia da criatividade e inovação por meio de Design Thinking - Status: disponível Lorena Pickert Striquer

A inovação tem sido uma demanda muito requerida no mercado por ajudar os negócios acelerarem a cada vez mais. Por meio dela, as empresas encontram novas formas de pensar, inovar em produtos, serviços, projetos e de propor soluções para acompanharem as mudanças. Com profissionais que pensam de forma criativa, elas ficam alguns passos mais próximas dessa realidade. A criatividade é uma característica presente em todas as pessoas. Segundo o educador Ken Robinson, em seu TED Talk, todos nós nascemos com o poder de sermos criativos e ele pode ser estimulado ao longo da vida.

Criatividade e Inovação

A criatividade é uma habilidade mental, a qual por meio dela é possível ter ideias e formar pensamentos que costumam fugir de padrões. É um processo que envolve o cérebro por estimular novas conexões entre suas ideias e pensamentos para garantir novas alternativas e soluções. Quando os princípios de criatividade e design são aplicados a estratégia de inovação, a taxa de sucesso da inovação cresce exponencialmente. Como a criatividade, a inovação está ligada a ação, criação ou mudanças de um sistema que já conhecemos, realizando melhorias significativas nele.

Empresas lideradas por design como Apple, Pepsi, IBM, Nike, Procter & Gamble e SAP superaram o S&P 500 em um período de 10 anos em extraordinários 211%, de acordo com o Design Value Index de 2015 criado pelo Design Management Institute e Estratégias de motivação. Uma das principais ferramentas utilizadas pelas as empresas para estimular a criatividade e inovação é o Design Thinking:

Design Thinking

O Design Thinking está transformando a moda das empresas líderes criarem valor e construir idéias. Essa ferramenta de inovação tem como foco o ser humano, que por meio o desenvolvimento de um entendimento das necessidades não atendidas dos consumidores. É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma colaborativa com os stakeholders e todos os envolvidos na ideia. O processo busca mapear a experiência cultural, ampliar a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos consumidores para obter uma ampla visão da solução de problemas. As etapas para elaborar uma sessão de Design Thinking são divididas em:

Imersão

Nesta primeira etapa é identificado o problema em diferentes pontos de vista. Essa imersão tem o objetivo desenhar o escopo do projeto, limites de atuação e o levantamento de assuntos importantes para a coleta de informações, a fim de compreender os diferentes problemas.

Ideação 

Na fase de ideação é dividido times multidisciplinares para realizar atividades que estimulem a criatividade e soluções inovadoras para o problema. As ideias geradas são capturadas e validadas constantemente com as pessoas responsáveis. As ferramentas que podem ser utilizadas são a realização de uma Análise SWOT, benchmarking, pesquisas de mercado e reuniões multidisciplinares para buscar respostas e oportunidades para o seu negócio. E também, liste insights e faça um brainstorming em torno de um tema chave.

Teste de ideias

Esse é o momento de validação e verificação de ideias, o qual irá auxiliar na tangibilização de soluções. Assim como, desenvolver oportunidades de Inovação a partir das necessidades e percepção de valor do cliente. Nesta etapa o MVP é importante para testar a versão mais simples de um produto, que pode ser lançada por meio de testes para verificar se a ideia atinge as necessidades dos consumidores.

Implementação

Depois do MVP é importante entender o processo de desenvolvimento do produto. Os protótipos e as soluções mais adequadas a realidade do negócio e que melhor atende os consumidores são aperfeiçoadas para implementação. A equipe pode utilizar técnicas desta abordagem para desenvolver uma capacidade superior de enxergar os clientes, criar estratégias de convencimento e ajudar os gestores a encontrarem soluções inovadoras.

O Design Thinking é a melhor ferramenta para criar este sentido de simplificar processos e melhorar as experiências dos clientes. Além disso, minimizar riscos, reduzir custos, melhorar a velocidade, energizar os funcionários e fornecer aos líderes uma estrutura para enfrentar desafios complexos centrados no ser humano e tomar as melhores decisões possíveis em relação a redefinição de valor, modelo de negócios, mercados e comportamentos e cultura organizacional. Agora chegou a sua a vez de aplicar essa metodologia. Deixe nos comentários mais informações sobre a sua visão para ampliarmos cada vez mais a conversa sobre este tema.

Entre em contato conosco e descubra como a TagBit pode ajudar seu negócio. contato@tagbit.com.br / 41 99241-3324 ou através do chat.

Sou uma estudante, sonhadora e contadora de histórias focada na construção de experiências comunitárias que ajudem a capacitar outras pessoas. Atualmente, eu trabalho na Hotmilk como Community Manager, no Observatório de Comunicação Institucional como colunista, como voluntária do Google Business Group no planejamento de eventos para o ecossistema, como voluntária na realizações de eventos da APAE, colaboração de pesquisas científicas e suporte em ações da pastoral universitária da FAE.Nos últimos anos, trabalhei no Distrito na gestão de comunidades inovadoras em que era responsável em aplicar melhorias processuais, planejar e organizar eventos internos e para o ecossistema, enviar email marketing, planejar e executar planos de comunicação interna. Na função de Inbound Marketing Manager na AIESEC, trabalhei como responsável pela construção da marca através de estratégias criativas, relacionamento com startups e grandes empresas, planejamento de eventos para captação de leads.Eu gosto de me envolver em conversas sobre empreendedorismo, inovação, mídias sociais, marketing, comunicação, design, psicologia, geopolítica, desenvolvimento de carreira e diversos outros assuntos. Sempre estou aberta a fazer palestras, eventos e entrevistas.Longe do trabalho, você pode me encontrar lendo, tirando fotos, viajando, ouvindo boas músicas, comendo pipoca ou tomando um chá ou cafezinho. Tem alguma pergunta? Envie um convite para mim no Linkedin ou envie um email para conversarmos ainda mais.

Sem Comentários
Post um comentário