Branding Innovation: o que é e como fazer uma gestão de marca de sucesso?

A inovação é um tema inescapável para uma grande empresa ou startup e é necessário inovar de forma constante para sustentar a competitividade nos mercados. Nesse caso, as marcas são grandes aliadas por auxiliar na priorização de ideias, no potencial de escopo inovador e na aceitação de uma inovação pelos consumidores.

As marcas devem criar estratégias para diversificar seu portfólio. As empresas precisam identificar as oportunidades perdidas que possam fortalecer sua marca. Se eles não puderem chegar lá sozinhos, talvez seja hora de considerar o que outras empresas podem fazer para ajudá-las a alcançar seus objetivos.

Branding é a gestão de marca ou conjunto de recursos de diferenciação que são compostos por um nome, slogan, logotipo, design, voz da marca para os consumidores associarem a sua marca aos seus produtos ou serviços. O Branding tem o objetivo de tornar a marca mais conhecida, desejada e positiva no coração dos seus consumidores e colaboradores. Além disso, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca, e representa a experiência geral de um cliente ao interagir com uma empresa

“ Branding é o processo de dotar produtos e serviços com o poder de uma marca“. – Philip Kotler

A identidade visual é importante para estabelecer uma representação única para o consumidor da sua marca. Essa comunicação visual é composta por: logo, escolha de cores que irão ajudar a comunicar seus tributos (vale a pena dar uma olhada em estudos de psicologia das cores para uma melhor opção), adotar uma unidade de estilo, definir tipografia de marca, tom de voz e canais que serão usadas. 

Com o cenário sendo transformado pela tecnologia, o Marketing Digital trouxe novas possibilidades para desenhar estratégias de Branding ao poder escolher canais personalizados e relacionar com seu público e oferecer diferentes formas de compra. 

“As marcas precisam de inovação para cumprir a promessa que fazem aos consumidores. A inovação precisa que as marcas tenham um significado e um significado.”

O que é Branding Innovation?

Branding Innovation representa a relaçãoentre marcas e inovação, a qual é exercida pela melhoria do Brand Equity e a potencialização de inovação através da gestão de marca. O gerenciamento da inovação da marca se tornou cada vez mais importantes para as empresas nas últimas décadas. As empresas confiam em marcas fortes e inovações de produtos para obter vantagem competitiva e impulsionar o seu crescimento. O bom gerenciamento da inovação tem um grande impacto na força das marcas de uma empresa e na geração de renda por estabelecer uma gestão ideal da inovação do ponto de vista de Branding. 

As empresas precisam ser ágeis e receptivas, para refletir um ambiente de mudança. Se uma marca impulsiona a inovação, significa que a marca tem acionado um clima de mudança. Isso implica no desafio de pessoas envolvidas no processo de inovação a melhorar algo ou criar algum tipo de valor para seu produto ou serviço. Para ter um branding forte e coeso é fundamental a empresa relacionar-se com o exterior da empresa para o entendimento compartilhado entre marketing e inovação, e também entre organização e usuário. 

Ao as empresas investirem em inovação as marcas existentes se transformam. Assim,  demonstram sua capacidade de satisfazer novas necessidades e expectativas de seus clientes, e consequentemente garantem uma ideia poderosa para sustentar o seu crescimento e lucratividade. A ênfase na inovação e a rápida adaptação ao mercado deve ser mantida. Isso ocorre quando a empresa busca manter sempre a identidade da marca que representa a essência, a promessa e sua razão existir. 

Como aplicar uma gestão de marca inovadora?

Ao investir no Branding Innovation é possível garantir seu objetivo final, entender, desde o início, quem é sua empresa e quais são os valores dela,  ter uma identidade forte e coerente, obter mais clientes, gerenciar como seu público enxerga o que você está construindo e garantir mais destaque para a sua empresa e torná-la líder de mercado. Essas são os 10 mandamentos que vão auxiliar você a aplicar o Innovation Branding para chegar nestes resultados e ir muito além.

1. Importância do posicionamento e objetivo marca

O posicionamento da sua marca tem que ser significante para o público. As coisas que a marca está querendo comunicar têm que entrar em contato com as necessidades dos consumidores. Se não houver esse diálogo, a comunicação não vai fazer sentido. Afinal de contas, as pessoas não terão o menor interesse no conteúdo da mensagem. A confiança do que marca transmite demonstra a conexão dos valores da empresa e do consumidor. Assim como a sinceridade, segurança e o cuidado com a comunidade. A identidade representa o que a marca quer realizar e o conjunto de associações que a marca deseja criar ou manter. O objetivo da sua empresa precisa estar bem estruturado para você a enxergar que o Branding é sobre as pessoas e suas principais paixões. Com isso, a marca tem o papel de conectar o que as pessoas querem ser e alcançar.

2. Relacionamento ativo 

Empresas e as startups devem estabelecer um caminho de marca único que crie uma experiência agradável ao cliente. Ao fazer isso, é possível desenvolver uma forte identidade de marca que fará você se destacar. Integre a inovação com sua marca para avaliar e melhorar seus produtos ou serviços, satisfazer as necessidades em constante mudança de seus clientes. Para isso, a inovação precisa ser incorporada em todas as unidades da sua empresa, pois você estabelecerá uma base sólida para a construção de uma forte identidade de marca.

As marcas são estabelecidas pelo engajamento e experiências, por meio de plataformas as quais as pessoas podem participar e interagir com a empresa, permitindo-lhes alcançar mais. Por isso, é fundamental pensar sobre a parte:

Racional: O que a marca permite que os clientes façam?

Comparativo: Por que isso permite que eles façam isso de maneira diferente ou melhor?[

Emocional: como as pessoas se sentem sobre a marca como resultado? 

De acordo com o The Values Institute, da Califórnia, as marcas mais confiáveis do mundo podem não ter o maior mercado, mas criaram relacionamentos físicos ou digitais com os consumidores através de experiências que desencadeiam reações muito sinceras.

Para gerar um bom relacionamento com o cliente é importante ser ativo nas redes sociais também. Ter uma estratégia e bom planejamento de marketing de conteúdo para entreter, educar e informar para ficar mais próximo com a audiência, ter um diálogo e ouvir a opinião deles. A internet dá a abertura às pequenas empresas o potencial de ter uma voz grande, para isso é preciso ter um diferenciador. Quando isso acontecer, sua marca terá atingido o topo do sucesso e o objetivo principal: encantar e tornar-se inesquecível para as pessoas. Toda a relação direta entre o consumidor e a marca é uma oportunidade de reafirmar seus valores e mostrar o que essa marca quer entregar. Uma delas é a jornada de compra que é a experiência do consumidor com uma marca, do momento em que começar a pensar em determinada categoria até o momento após ter efetivado a compra e é essencial para fidelizar o consumidor. 

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3. Mindset Inovador

É a maneira que percebemos como está o mundo ao nosso redor e como agimos nele. O mindset representa a forma como pensamos, sentimos, agimos e gostamos de algo. Entender o mindset de uma pessoa também nos ajuda a compreender suas atitudes, seus desejos e suas crenças. Em Branding, os diferentes mindsets do consumidor podem ser detectados por meio de uma combinação entre dados demográficos, psicográficos, os quais incluem traços de personalidade, interesse e comportamento. 

O mindset é super importante para não ter medo de errar, estabelecer conexões emocionais entre as marcas, quais são os potenciais consumidores, questionar como as coisas funcionam para uma melhor experiência e aprimoramento de produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Além disso, essa inteligência é um dos principais fatores para agregar valores, promover mudanças para inovar a marca, facilitar a adaptação das novas necessidades que o mercado proporciona e entre outros. 

4. Experiência de Marca 

A experiência da marca é sobre permitir às pessoas alcançar mais o que elas desejam, agregando valor além do produto, fornecendo conselhos e suporte da marca ao longo da vida. As pessoas não compram mais produtos e sim pesquisam geral soluções, histórias autênticas e experiências significantes. Consumidores consomem rapidamente por exemplo: uma música, um serviço, um entretenimento, um produto na velocidade da luz. Por isso, o jeito que a corporação precisa interagir com os consumidores por meio do produto, conteúdos, experiência digital ou física é fundamental.

5. Metodologias ágeis 

O uso de metodologias ágeis auxilia na criação da sinergia entre o Branding e Inovação. Para Branding Innovation as metodologias têm o papel de transformar visão em valor e conectar as organizações às pessoas de forma inteligente e ser eficiente na busca por soluções de problemas. Sendo assim, podem impactar o Branding na forma estética, pensamento analítico, negócios, colaboração, problemas complexos e na forma de pensar soluções inovadoras.

É uma abordagem diferenciada, a qual é focada no ser humano e baseada na construção de técnicas empáticas de pensar e agir na hora de deixar ideias tangíveis para resolver situações complexas. Além disso, é uma das melhores formas de estabelecer diferentes modelos de interação da marca com seus consumidores.  Exemplos de metodologias ágeis que podem ser usadas: Design Thinking ou Design Sprint.

6. A importância do uso de storytelling 

É uma das partes mais importante na hora de criar uma marca. A utilização do storytelling para esta construção é sobre contar histórias relevantes em tempo real para envolver as pessoas em momento importantes durante e além da compra podem ser aprimoradas por meio da colaboração, conteúdo co-criado, como histórias e comentários enviados por usuários como blogs e tweets. O Storytelling é uma técnica de comunicação, a qual formula uma narrativa inspiradora sobre o  papel da marca para os consumidores. Para ter um relacionamento duradouro com o público é preciso  ficar atento para se reinventar, trazer sempre novas histórias, manter o frescor e relevância da marca.  

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7. Inovação Aberta

As empresas olham para fora e renovam o espaço, rompem paradigmas e se conectam com agentes externos a empresa, que beneficia a diversidade de talentos, fonte de recursos financeiros e a pluralidade de conhecimento e ideias. Além disso, estabelece um novo olhar para cadeia de valor de um serviço ou produto. As marcas que embarcarem no processo de inovação, ampliam o seu conceito de criatividade para além do universo da comunicação, e também aumentam o leque de referências, trazem inspiração e colaborar com agentes externos para resolver questões semelhantes. Ter uma criação colaborativa representa escutar ou pedir ajuda para uma audiência engajada avaliar processos que podem ser melhorados, trazer novas ideias e soluções que ainda não haviam sido consideradas de produtos ou serviços.

8. Diferenciação da marca

O propósito da  empresa tem o objetivo de inspirar, direcionar posicionamentos, definir a razão de uma empresa existir e é fundamental ser esclarecido pelas pessoas que trabalham no local. O propósito é a expressão da causa que é concretizada por meio de ações Unique Branding Proposition é a característica de uma marca que consegue se diferenciar, destacar e conquistar clientes perante ao seus concorrentes. É o principal combustível de compra que é atribuído para escolher sua marca e não a do seu concorrente. A substituição dos termos selling pelo branding decorre de uma visão na qual a marca ganha relevância no mercado e tem o foco mais centrado nos consumidores. Por isso, não é o suficiente vender pela ótica do fabricante, se sua marca não entregar algo desejado e não ter o branding pela ótica do consumidor.

Um dos fatores mais importantes é cumprir o que a marca prometeu para o consumidor. Caso isso não ocorra a empresa pode ser cobrada e ter a reputação marcada. Quando marcas de sucesso e respeito cometem um erro pequeno, podem ser perdoadas se for resolvida rapidamente e bem esclarecidas. Fazer o seu cliente confiar na entrega e promessa é uma regra fundamental. Como já é importante para as marcas mais amadas, vale como ingrediente de sucesso para todas.

9. Transparência

As marcas são o que o público enxerga. Com uma variedade maior de empresas e startups a transparência é importante ser demonstrada em canais de mídia social e sites. A cultura da empresa está em exibição total para possíveis novas contratações. Como isso, as empresas precisam investir em branding como uma maneira de atrair clientes e candidatos a emprego

Para conquistar a confiança do consumidor em suas iniciativas inovadoras, as empresas precisam investir em um plano de comunicação eficaz para demonstrar suas preocupações sociais. Caso ocorra algum equívoco a marca pode-se desculpar ao demonstrar o seu posicionamento, fazendo que as futuras falhas sejam perdoadas e manter uma relação humanizada, pois todo mundo erra. 

Os princípios e valores do seu site não devem ser somente fachada e o seus colaboradores e consumidores devem confiar nele, para que, a marca tenha vida e carregue um sentido único dentro daquela empresa. É preciso que os colaboradores incorporarem seus valores como realidade para depois demonstrar para fora. 

Ser: Os valores precisam estar dentro de você, não basta pregá-los na parede. 

Viver: Viva os valores dentro da empresa. 

Falar:  Só depois comunique para o mundo. 

Descobrir  o que está por trás das motivações e satisfações das pessoas é uma das grandes exigências do gestor de Branding. Ao compreender o que o consumidor sente, como ele se comporta, estar aberto a cultura, literatura, cinema, artes é possível desenhar um produto incrível e muito satisfatório.

10. Neuromarketing

Tem o objetivo de compreender a influência neurológica de determinadas ações de marketing que impactam no comportamento do consumidor e na decisão de compra. A partir disso, é possível o entender o consumidor, criar novas campanhas que possam fortalecer a marca cada vez mais. 

As técnicas de neuromarketing mais aplicadas são a de Psicologia das Cores que auxiliam no compreendimento dos aspectos de identidade visual da marca que mais influencia o consumidor no processo de compra final. Outra técnica muito utilizada pelo neuromarketing é a de Storytelling, que é uma forma de apresentação de novos produtos ou serviços por meio de narrativas que a marca consegue ativar o lado emocional do espectador. Ademais disso, é muito utilizado a linguagem utilizada é de geralmente desenso de urgência como “só hoje” ou “compre já”, e também a forma de posicionamento dos elementos de uma imagem é pensada numa forma em que o observador obtenha um instinto de ter a atenção em um determinado lugar. 

Com isso, o neuromarketing é importante usar de forma ponderada e estratégica por trazer múltiplos benefícios para o seu empreendimento, especialmente na relação com o consumidor, cujo cérebro se conecta com a marca por apresentar:

Novidade: o cérebro apresenta mais atenção a uma coisa nova, pois ao ser processada a informação é vista como algo importante para nossa sobrevivência no futuro. 

Emoção: por termos a possibilidade de acessar infinitas informações a qualquer momento. O cérebro guarda na memória a informação que provocou uma maior emoção. 

Empatia: o sentimento de conexão emocional do público com o conteúdo demonstrado. 

A importância do Branding Innovation

As empresas devem encontrar um equilíbrio entre preservar o que torna a empresa extraordinária e demonstrar o que continua a se destacar, inovar e investir no futuro e compreendimento de desejos crescentes do público alvo. Uma marca inovadora precisa pensar em novas idéias, continuar a sonhar,inventar e lançar novos produtos e conteúdos para atrair clientes apaixonados pela sua marca. Branding Innovation tem como principal diretriz a ideia de olhar as coisas de outra maneira, estabelecer relações e ordená-las para gerar novas ideias, aplicando-as e possibilitando resultados. Assim, a inovação tem o papel de  transformar o modelo de negócios e principalmente a gestão de marcas. 

Caso você tenha outras formas, dicas, conteúdos ou perguntas sobre este tema deixe nos comentários abaixo para nós continuarmos debatendo sobre este tema ainda não tão explorado no Brasil. Até a próxima 🙂