5 dicas para começar a aprender tudo sobre Marketing Digital

Em momento de isolamento social causado pelo coronavírus, muitos negócios que não são serviços essenciais foram afetados diretamente. Com as portas fechadas é preciso se inovar para tentar driblar os efeitos da crise econômica. Para manter o caixa, mesmo com as portas fechadas, muitas lojas se reinventaram e apostaram no meio digital para vender seus produtos e serviços.

Com essa grande aceleração de Transformação Digital o diferencial de ter e saber sobre Marketing Digital passa a ser uma necessidade crucial para a sobrevivência da maioria dos negócios. Além dessa dificuldade, quem trabalha na área sabe que as atualizações são constantes de novas redes sociais que surgem, ferramentas de análise e estratégias que podem ser utilizadas.

Com isso, neste artigo eu separei para você as principais dicas de cursos, livros, guias, podcast e pessoas que você pode seguir para ficar por dentro de tudo sobre Marketing Digital.

1. PRINCIPAIS CURSOS

Rock Content

A Rock Content tem uma cerificação de Marketing Digital com diversos cursos da área gratuitos e pagos. Vale super a pena dar uma olhada no catálogo de cursos para escolher seu preferido.

Conheça os principais cursos gratuitos da plataforma:

RD Station

A RD University também oferece três cursos de Marketing Digital gratuitos. Eles são introdutórios e gratuitos para quem quer dar os primeiros passos na área. Também há aulas mais avançadas, que são pagas. Mas elas serão abordadas na parte do post dedicada a cursos pagos.

Conheça os 3 cursos gratuitos oferecidos pela plataforma:

HubSpot

Os cursos da HubSpot são ideais para quem quer entender as tendências de marketing digital no mundo e saber o que está sendo feito lá fora. (E como os cursos são em inglês, você pode aproveitar para praticar o idioma também). 

Confira alguns dos cursos gratuitos: 

Google

Adquira as habilidades digitais necessárias para fazer crescer a sua empresa e a sua carreira. O Atelie da Google disponibiliza um plano de aprendizagem com disversos cursos disponíveis.

Os principais cursos de Marketing Digital são:

2. PRINCIPAIS PODCASTS

CMO Playbook

Toda semana Rapha Avellar, CEO e fundador da Avellar, entrevista executivos de marketing das principais empresas do país e mergulha em como funcionam as maiores máquinas criativas brasileiras. Quer aprender mais sobre cultura, branding, criatividade e marketing? Escute em: https://open.spotify.com/show/4xdJypapdzAYvQg3A4YNvX

Mídia e Marketing – UOL

O podcast Mídia e Marketing, do UOL, traz entrevistas sobre o mundo da propaganda e criatividade. Toda semana, um convidado que atua na área de marketing ou comunicação, que fala sobre carreira, publicidade e negócios, discutindo diferentes aspectos do mercado de mídia e marketing. Escute em: https://open.spotify.com/show/2WpziQj3q9xoRjw3EsOX1x

Código Aberto

Nesse podcast grandes nomes do mercado da comunicação nacional são entrevistados e compartilham seu conhecimento e experiência frente às mudanças que a tecnologia se encarrega de colocar. O podcast já teve a presença do Gerente de Redes Sociais do Bradesco, VP de transformação digital da Coca Cola, Diretora de Marketing da Samsung e entre outros brilhantes profissionais. Escute em: https://open.spotify.com/show/4J2PJlRyyqEEHRLSdqTZSn

Boteco do Marketing

O Boteco do Marketing é um podcast sobre Marketing Digital e tecnologia de profissionais da área área de marketing. Os principais temas já abordados foram sobre marketing de conteúdo, produtos digital, personas, SEO, tráfego e outros diversos temas. Vale a pena conferir! Escute em: https://open.spotify.com/show/2GGoJuHr4XJsSL7G29LKiJ

Marketing School

Uma das figuras mais controversas do marketing digital, Neil Patel tem também um dos podcasts mais diferentes. Raramente passando dos 10 minutos de programa, ele lança episódios diários com pensamentos e insights sobre o mercado. Independente da sua opinião sobre o host, vale a pena conferir para ficar sempre por dentro do que acontece diariamente no setor. Escute em: https://open.spotify.com/show/1NulSGKhstJuty8iYPBMo5

3. LIVROS

A cauda longa – Chris Anderson

Editor-chefe da revista Wired, Anderson explica o fenômeno da cauda longa. Ele consiste no fato de que a receita total de vários produtos de nicho, que têm volume baixo de vendas, é igual em relação à receita total de poucos produtos que são grandes sucessos de venda. A partir disso, em A cauda longa, o autor gera insights sobre como as empresas podem aproveitar os mercados de nicho.

Free: o futuro dos preços – Chris Anderson

A ideia do livro partiu justamente de A cauda longa. Mas, em Free: o futuro dos preços, o autor leva o foco para o conceito de “gratuito”, pelo qual é possível construir a economia na era em que vivemos. Anderson aproveita para explicar como essa tendência trará impactos às vidas das pessoas, como elas fazem dinheiro hoje e quais são as implicações disso.

Web Analytics 2.0 – Avinash Kaushik

Web Analytics 2.0 tem como subtítulo “A arte das análises de web e a ciência do foco no cliente”. Sendo assim, já temos um vislumbre da temática do livro: ele aborda dicas e insights para analistas de métricas. O autor ensina como é possível conhecer melhor os usuários que entram no site da empresa e como escolher o serviço de web analytics mais adequado, além de como transformar números em ações a partir de análises de dados e testes.

Traction – Gabriel Weinberg e Justin Mares

No livro, os autores explicam o conceito de tração: como você pode crescer e adquirir novos clientes de forma consistente. De acordo com eles, esse é o fator crucial para o sucesso de startups. Traction aborda 19 canais que você pode usar para construir a base de clientes e ainda traz entrevistas com fundadores de negócios de sucesso.

Marketing 4.0 – Philip Kotler

Considerado o pai do marketing, Philip Kotler se junta a Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan para explorar o conceito de Marketing 4.0. Trata-se de um modelo predominante da era pós-digital, em que nossos comportamentos e relações são cada vez mais moldados pelas tecnologia e internet. Kotler tem livros anteriores que falam sobre fases antigas do marketing, desde o 1.0 ao 3.0

4. PRINCIPAIS BLOGS

Para acompanhar as últimas novidades de Marketing Digital, investir seu tempo em acompanhar blogs pode ajudar muito você. Vale a pena também cadastrar seu e-mail para receber newsletters sobre as últimas atualizações de conteúdos.

HubSpot

Este é um dos blogs mais completos da grande difusora de inbound marketing no Brasil a Hubspot. Neste blog você encontrará eBooks, estudos de caso, whitepapers, infográficos, vídeos e cases de sucesso de mais diversos temas sobre marketing, redes sociais e tendências digitais na área. Acesse em: https://br.hubspot.com/

Content Marketing Institute

É um dos principais nomes do universo do marketing de conteúdo e foi criado por Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute.Existe muito material por lá que realmente forma as opiniões do mercado e vale muito a pena acompanhar as constantes pesquisas, estudos de caso e insights que eles compartilham. Além, é claro, de todos os posts sobre marketing e conteúdo que você precisa acompanhar constantemente. Acesse em: https://contentmarketinginstitute.com/blog/

Moz

A Moz é uma empresa especialista em SEO e tem um dos melhores blogs da área. Os conteúdos são extremamente especializados e produzidos pelos grandes nomes do mercado, com dicas valiosas e dados relevantes sobre o assunto. Acesse em: https://moz.com/blog

Resultados Digitais

O blog da Resultados Digitais é excelente para quem quer aprender mais sobre funil de vendas, automação e conversão. A RD oferece dicas e tutoriais sobre otimização, e-mail marketing, CRM e vendas, teste A/B, call-to-action, etc. A RD também produz ótimos materiais ricos e webinários que podem ser acessados gratuitamente, com programação especial toda semana. Acesse em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/

Rock Content

O blog da Rock Content é um dos mais queridos do Brasil, e não é à toa. Além de sempre terem posts fresquinhos saindo do forno, eles se antecipam e contam as novidades mais quentes do mercado para quem quer ficar ligado em tudo o que está acontecendo no universo digital. O Marketing de Conteúdo possui diversas categorias que agradam a gregos e troianos, como marketing, vendas, blogs, agências digitais, e-commerce’s, instituições de ensino, geração de leads, redes sociais e muito mais. Acesse em: https://rockcontent.com/blog/

5. PRINCIPAIS INFLUENCIADORES DE MARKETING DIGITAL

Neil Patel

Neil Patel é co-fundador de empresas de alto sucesso no ramo do empreendedorismo, como Crazy Egg, Quick Sprout e KISSMetrics. Adicionalmente, é autor best-seller do New York Times e foi considerado pelos EUA um dos Top 100 Empreendedores com menos de 35 anos de idade, na época. Como um expert em performance de sites, Neil Patel destaca a importância da publicação de textos de alta qualidade, bem como o uso de vídeos integrados e habilidades gráficas diferenciadas.

Melanie Deziel

Melanie Deziel é palestrante do Brand Storytelling e fundadora do StoryFuel, que ajuda as empresas a definir e implementar sua estratégia de storytelling da marca. A missão do StoryFuel é capacitar as marcas a contar histórias melhores e ensinar os profissionais de marketing a pensar como jornalistas. Melanie já apareceu em mais de 30 podcasts e viaja pelo mundo dando palestras e facilitando workshops.

Mari Smith

Mari Smith é um dos maiores nomes em mídias sociais, sendo considerada a maior influenciadora para pequenas empresas no Twitter, além de ser a escritora do livro best-seller “Marketing do Facebook: Uma hora por dia”. Nos últimos tempos, Mari Smith tem se dedicado também a explorar e inovar os modos de apresentação de anúncios nas redes sociais.

Rand Fishkin

Americano nascido em New Jersey, Rand Fishkin iniciou suas atividades na área desde a criação da internet. Devido ao seu grande interesse por habilidades SEO, fundou a empresa Moz, a qual se configura como umas das maiores empresas relacionadas a essas técnicas. Além disso, valoriza a facilidade e mecanismos intuitivos para a navegação de um site ou para o uso de um aplicativo.

Flávio Muniz

Os maiores influenciadores do Marketing Digital não são apenas estrangeiros. Brasileiro, Flávio Muniz é considerado uma dos maiores especialistas na área. Com ampla experiência em campanhas publicitárias, técnicas SEO, marketing de relacionamento, e redes sociais, Flávio Muniz se consagra como uma influência dentro e fora do país. Ainda, é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital.

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveite muito elas para se aperfeiçoar na área de Marketing Digital. Caso conheça algum outro material que possa ajudar outras pessoas que querem aprender mais sobre Marketing Digital, deixe nos comentários abaixo.

Até a próxima 🙂