Transformação Digital e o seu impacto nos modelos de negócio

O coronavírus irá marcar nossas vidas e mostrar que existem outras maneiras de se reinventar, trabalhar, aprender, consumir e se relacionar. Esta é uma grande oportunidade de aprender como a tecnologia por tornar-se nosso aliado de uma vez por todas para superar a crise e levar nossa sociedade adiante, sendo mais conectada e segura para todos. 

O impacto do novo coronavírus requer uma mudança de postura dos modelos de negócio tradicionais imediata. As médias e pequenas empresas que trabalham com público, como bares, shoppings, restaurantes, cinemas e clínicas médicas, por exemplo, começaram a sentir o impacto da pandemia. Isso faz que elas busquem uma nova alternativa para chamar atenção de seu consumidor, com o intuito de amenizar este impacto, em um posicionamento digital. 

Novas estruturas organizacionais

Hoje, estamos diante de um cenário atípico, nunca vivido antes, em que o processo de transformação digital permeia rapidamente as pessoas, em todas as áreas e estas sendo afetadas de alguma forma, seja na comunicação, consumo, trabalhos, estudos e outras diversas outras áreas. Algumas alternativas adotadas com essa mudança foram:

  1. Teletrabalho ou home office: este tipo de trabalho remoto muito utilizado neste momento em que todas pessoas são recomendadas a ficarem em casa, demonstra uma melhor uma reflexão sobre a maneira de trabalhar e avaliar o papel dos líderes junto às suas equipes, a fim de planejar como será o trabalho do futuro. 
  2.  Educação a distância: como muitas escolas e faculdades pararam por tempo indeterminado durante o período de pandemia, o formato digital de dar aulas estão sendo transmitidos totalmente online.
  3. Negócios digitais: o canal online virou o principal canal de consumo na sociedade. O comércio eletrônico evoluiu e amadureceu, ano a ano, graças a tecnologia e a confiança que os consumidores adquiriram, por meio da otimização de processos na cadeia de valor da indústria. 
  4. eBanking e pagamentos online: o banco digital fornece mais serviços que possam facilitar o dia a dia das pessoas, desde abertura de contas e solicitação de crédito, até transferências internacionais, por todo o canal online. Já as carteiras virtuais e serviços de pagamento sem contato serão os mais exigidos para evitar o contágio, como acontece no momento.
  5. Consumo de mídia: a internet consagra o canal preferido para acessar as notícias, conteúdos, comunicação e entretenimento. As marcas voltam cada vez mais a atenção para esses canais e, com eles, o investimento em publicidade digital aumentará ainda mais, pois a maioria das coisas só estão fazendo coisas online para sobreviverem e terem a atenção do público.
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O que é essa tal de Transformação Digital?

Transformação Digital é um processo de adaptação cultural que as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança na estrutura das organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.

O mercado exige cada vez mais uma boa performance digital em todos os tipos de tela, uma vez que o usuário possui comportamento multicanal.Para aplicar a transformação digital em seu trabalho, é necessário ter uma cultura de forte aprendizado e adaptação na empresa. Por meio de uma atualização constante de entendimento do consumidor, pesquisas constantes, rotina de aprendizado e treinamentos, para que seja possível estar capacitado nas últimas tendências.

Quais são os passos da inovação na transformação digital?

A Transformação Digital é caracterizada por três etapas que são processos essenciais para o seu funcionamento, confira cada uma delas a seguir:

O primeiro passa é a Digitalização, que é a transição de informação analógica para uma forma digita. Essa etapa representa o primeiro passo do processo de transição e não exige a necessidade a eliminação por completo do objeto físico. Já o segundo passo é Digitização, a qual envolve mudança estrutural e estratégica profunda do negócio, como abrir mão de toda infra-estrutura física para atuar em uma plataforma online. 

Por fim, o terceiro passo passo é a Transformação Digital, queé a utilização de estratégia digital e estágio de inovação adaptativa que permeia todas as tomadas de decisão da empresa. Sendo na integração de ferramentas digitais tecnológicas, transformação dos processos, digitalização dos documentos, mudança para o processamento de dados na nuvem, que são responsáveis para a evolução do modelo de negócio por meio da sua adequação ao digital.

Quais são os principais elementos da transformação digital?

Para implementar novas tecnologias para promover a transformação digital é necessário que as organizações invistam nos três pilares fundamentais, que são: modelos de negócio, experiência do cliente e processos operacionais. Confira os principais conceitos de cada um desses pilares:

Modelo de negócios 

Com a COVID-19, a Transformação Digital vem crescendo cada vez mais o alcance digital, a forma de conexão com o consumidor e valor agregado do produto, mudam totalmente o modelo de negócios. A comunicação é mais rápida, acesso a informações, acompanhamento do desempenho, automação de atividades e as decisões são tomadas baseada na análise de dados. 

Experiência do cliente

Com a maioria dos negócios mudando para o formato de atendimento online por pessoas ou até mesmo por meio de máquinas para se relacionar com o consumidor. A experiência do cliente em formato online melhora a qualidade dos serviços, faz com que as empresas conheçam melhor o comportamento de seu cliente e saibam como melhorar a experiência de compra do consumidor.

Processo Operacional

Com a transformação digital os processos operacionais ficam cada vez mais automatizados pela digitização de tarefas, acompanhamento do desempenho e interação com os colaboradores. A automatização é representada pelo o uso da robotização, internet das coisas e outras tecnologias, que promovem o rápido compartilhamento de informações, fazendo com que os times possam ser mais produtivos, trabalhar de forma eficiente e rápida.

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As principais novas tecnologias na Transformação Digital

A transformação digital representa em um processo que remete ao futuro, mas já é adotado no presente. Por isso, é necessário sempre ficar de olho nas tendências que levarão sua empresa para esse caminho e permitirá se adaptar às modernas realidades do mercado. Acompanhe abaixo as principais tendências: 

Big Data e Data Driven Marketing

As empresas usam o Big Data para realizar os desejos dos clientes antes que eles peçam. O Big Data faz toda a estratégia de análise de dados para obter melhores informações e ter uma valiosa vantagem competitiva. Já o Data Driven Marketing é o marketing orientado a dados, que analisa as informações coletadas sobre o cliente e para tomada de decisões.

IoT

A IoT é a conexão de coletar e analisar informações em tempo real para criar ações de resposta para oferecer valor real aos clientes e usar os dados para criar experiências personalizadas. Ela representa a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, é uma rede de objetos capaz de reunir e de transmitir dados.

Realidade virtual e aumentada

A Realidade Aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Ela propõe que o consumidor interaja com o produto e o perceba de maneira mais próxima. Já a Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e táteis em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

Inteligência Artificial e Machine Learning

IA é a ciência das máquinas que simulam tarefas humanas, enquanto o machine learning é um método de como as máquinas aprendem com os dados coletados sobre os consumidores, que ajuda as empresas serem mais criativas e personalizadas.Essa tecnologia está sendo muito aplicada também com os chatbots, que é um robô que conversa com as pessoas via chat, que facilita a comunicação e na segmentação de conteúdos em geral.

Business Intelligence

O Business Intelligence é uma estratégia conjunta com Big Data, que mensura os resultados e coleta dados para um melhor desempenho do seu negócio. Assim, permitindo uma análise mais aprofundada dos dados e ajuda a empresa a realizar uma pesquisa competitiva de inteligência de mercado. 

Computação em nuvem

A computação em nuvem tem como objetivo armazenar sites e sistemas com qualquer tipo de conteúdo em servidores, banco de dados e software mais seguros e rápidos. Os principais benefícios da computação na nuvem são acesso mais rápido e flexível a ferramentas colaborativas, de inovação e geração de economia em escala.

Blockchain 

O blockchain é um sistema monetário de registro de informações totalmente descentralizado, criado para funcionar tanto como cliente, quanto servidor, e permite a partilha de dados sem a necessidade de um servidor central. Como o nome Blockchain indica, são blocos de transação segura que carrega um conteúdo junto a uma impressão digital. 

Entre em contato com a TagBit e descubra como podemos ajudar na transformação digital do seu negócio.

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Referências: https://rockcontent.com/blog/transformacao-digital/ – https://www.mjvinnovation.com/pt-br/transformacao-digital/